Home\Notícias\Ambientalista de Reserva do Cabaçal também conduzirá a Tocha Olímpica em Cuiabá

Ambientalista de Reserva do Cabaçal também conduzirá a Tocha Olímpica em Cuiabá

Quinta-feira, 23 de Junho de 2016 - 11:37:45

Nesta quinta-feira, dia 23 de junho, o educador ambiental e parceiro do WWF-Brasil, José Aparecido Macedo, 64 anos, participará do maior evento esportivo do mundo: as Olimpíadas. Ele carregará a tocha olímpica em Cuiabá, capital do Mato Grosso.

Nascido em São Paulo, José Aparecido é mato-grossense de coração. Há mais de 30 anos vive no estado onde construiu sua família – casou-se com Cirça, teve quatro filhos e três netos - e trabalhou em prol do meio-ambiente.

Chegou a Reserva do Cabaçal, município de pouco mais de 3 mil habitantes e localizado a 350 quilômetros de Cuiabá, em 1983. Desde então trabalha com recuperação de nascentes e áreas degradadas. “Eu sou apaixonado pela natureza. Não consigo fazer nada em minha vida sem que seja algo vinculado com o meio ambiente”, afirma Aparecido.

Entre 2009 e 2012, foi parceiro do WWF-Brasil na recuperação de uma grande erosão que comprometia a quantidade e a qualidade das águas do rio Cabaçal: a “Voçoroca da Parede”. O rio Cabaçal é responsável, juntamente com os rios Sepotuba e Jaurú, por 30% das águas que proporcionam a inundação do Pantanal, maior área úmida do planeta.

Com a liderança de José Aparecido, foi possível recuperar 12 nascentes, a Voçoroca da Parede – hoje a água já brota e corre no local e criar um viveiro de mudas de espécies nativas no município. Todo esse movimento gerou na época 20 empregos diretos, capacitação de técnicos e moradores, além de evitar que mais de 1,5 milhões de m3 de sedimentos chegassem até os rios e, consequentemente, ao Pantanal.   

Atualmente, trabalha com pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) de Cáceres para que comunidades carentes da área urbana da cidade tenham acesso à água potável de qualidade.
“Água para mim é tudo. Fico feliz de ver que o meu trabalho como defensor das águas é reconhecido”, diz Aparecido. “Para mim é uma honra ter sido escolhido para carregar a tocha olímpica. Nunca pensei que isso fosse acontecer comigo. Estou muito emocionado”, garante.

Vamos apoiar o José durante a corrida?

Ele corre a partir das 14h45, saindo da Secretaria estadual de Cultura (antiga Secopa) – Avenida Lava Pés.

Clique abaixo e veja o vídeo que conta um pouco dessa história: 
http://pactopelopantanal.com.br/videos/id-376311/jose_aparecido__carregador_da_tocha_olimpica_no_mt 


Autor: Por pactopelopantanal.com.br
Visualizações: 247
Palavras chavesnotícias.
Veja Também
Esta página teve 19501 visitas desde 13/03/2017 - 17:00:02 hs.
Subir Página